📌As postagens de
"férias" começam com uma dica super útil e normalmente eficiente para
o consumidor.
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Você conhece ou já usou
a plataforma consumidor.gov.br? Queremos saber!!!!!!!!
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Bem, esse site é um
canal alternativo para solução de problemas de consumo, mantido pela Senacon
(Secretaria Nacional do Consumidor) para interação direta entre consumidor e
empresas cadastradas no sistema.
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Você pode se comunicar
diretamente com as empresas participantes, que se comprometeram a receber,
analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.
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Além disso, o consumidor
tem acesso às últimas reclamações registradas, pode consultar o desempenho das
empresas, ver a lista das empresas participantes, entre outras informações.
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Se o problema não for
resolvido, a empresa precisará dar uma justificativa. Caso o consumidor não
fique satisfeito, poderá ingressar com medida judicial e salientar a tentativa
frustrada de autocomposição.
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⚠ ATENÇÃO! O serviço
prestado pelo site é um serviço público para solução alternativa de conflitos
de consumo, via internet. Ele não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de
Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus
canais tradicionais de atendimento.
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A autocomposição tem
ganho espaço por permitir uma solução normalmente rápida e positiva para o
consumidor e faz parte do sistema multiportas de solução de conflitos.
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