DIREITO DAS FAMÍLIAS: Adoção de netos por avós, conheça as divergências

  A divergência em duas decisões do Superior Tribunal de Justiça - STJ sobre adoção de netos pelos avós gerou discussões entre os oper...

terça-feira, 11 de setembro de 2018

DIREITO DAS FAMILIAS: Projeto de lei propõe a possibilidade de saque do FGTS para pagamento de pensão alimentícia


Você sabia que existe um projeto de lei que propõe a possibilidade de movimentação da conta vinculada no FGTS para pagamento de pensão alimentícia?
 
Atualmente o trabalhador pode fazer a retirada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em situação de demissão sem justa causa, aposentadoria e aquisição ou pagamento de prestações da casa própria.

Porém, com o Projeto de Lei do Senado (PLS) 415/2017 será permitido que o FGTS seja utilizado também para o pagamento de pensão alimentícia, quando o trabalhador não tiver outro recurso financeiro disponível

Para o senador Lasier Martins, responsável pela apresentação do projeto, o fundo é um patrimônio do trabalhador que deve ser usado em ocasiões de urgência.  A ideia é que o devedor de alimentos possa utilizar o fundo para socorrer o alimentando. 

Pelo conteúdo da proposta, o valor do FGTS só poderá ser retirado com autorização judicial e se estende a filhos, ex-cônjuges e ex-companheiros de união estável que dependem financeiramente do membro familiar pagante.

Conheça o teor do PLS 415/2017 e participe da consulta pública AQUI.

Fonte:  Agência Senado

Por Cristina Cruz, mediadora de conflitos e advogada colaborativa atuante em Direito das Famílias e Sucessões.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário