DIREITO DAS FAMÍLIAS: Adoção de netos por avós, conheça as divergências

  A divergência em duas decisões do Superior Tribunal de Justiça - STJ sobre adoção de netos pelos avós gerou discussões entre os oper...

domingo, 16 de setembro de 2018

VIDEO: Dissolução de União Estável. Cristina Cruz. Juri_DICAS.




Juri_DICAS responde de hoje vai tratar da importância da DISSOLUÇÃO DA UNIÃO ESTÁVEL. .
Como sempre, o video foi feito com base em um caso real de cliente. Ele quer casar, mas a namorada ainda tem uma escritura declaratória de união estável com o ex. Ele quer saber o que precisa ser feito. .
.
Embora muita gente ache que o contrato ou escritura de união estável se autodestruirá com a separação do casal, a verdade é que a namorada do cliente ainda está vinculada ao antigo companheiro.
.
Por isso, o correto é fazer a dissolução da união estável, seja pela via extrajudicial ou judicial.  Cabe lembrar que se não houver filhos menores nem litigio, a solução pode ser simples e rápida, bastando uma escritura celebrada em cartório.
.
Se ainda não se convenceu, ressalto que alguns dos efeitos da dissolução da união estável são a inexistência da comunhão de interesses, a impossibilidade de se requerer alimentos e a impossibilidade de sucessão. .
.
Já considerou que não dissolver a união estável, assumir um novo relacionamento (por união estável ou casamento) e adquirir patrimônio pode gerar uma enorme confusão? Afinal, o “ex-companheiro” pode resolver discutir o direito aos bens adquiridos sob a alegação de que aquela união não foi dissolvida e ainda persiste. Por isso, o melhor conselho é dissolver formalmente a união estável antes de assumir um novo relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário