O site
Consumidor.gov.br é um serviço público que tem como objetivo a solução alternativa de conflitos de consumo, por meio da
internet, permitindo o contato direto entre
consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela
internet. A plataforma é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor -
Senacon - do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios
Públicos e também por toda a sociedade.
Antes de indicarmos a ferramenta nessa coluna, testamos pessoalmente e obtivemos solução em todos os conflitos reclamados. Pode ter sido sorte, mas preferimos acreditar que as empresas estão tentando mudar seu comportamento. Com o sucesso nas demandas, passamos a indicar para familiares, amigos e clientes.
A ideia é usar o canal para resolver o conflito sem burocracia e em um prazo médio de 7 dias. No entanto, se não for possível a solução da demanda, o consumidor já terá prova indiscutível de que tentou resolver a questão de forma administrativa e ainda poderá usar a documentação em possível reclamação no PROCON ou em medida judicial.
Segundo informação do site, "por
se tratar de um serviço provido e mantido pelo Estado, com ênfase na
interatividade entre consumidores e fornecedores para redução de
conflitos de consumo, a participação de empresas no Consumidor.gov.br,
só é permitida àqueles que aderem formalmente ao serviço, mediante
assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e
investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas
apresentados. O consumidor, por sua vez, deve se identificar
adequadamente e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações
relativas à reclamação relatada".
Sabemos que em tempos de tensão social, fica bem complicado acreditar em
formas alternativas de resolução de conflito, ainda mais um serviço on line, mas o que se perde em
tentar resolver a questão através dessa ferramenta? NADA!
Acreditamos firmemente que a promoção da conscientização e sensibilização sobre os métodos alternativos de conflitos, sejam eles on line ou físicos, poderá facilitar a vida de muitos consumidores.
Se você tem interesse em conhecer mais ou acessar o serviço, clique AQUI
Caso tenha alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à
vontade para enviar um e-mail para o canal: juridicascanal@gmail.com
LEMBRE-SE: Este post tem finalidade informativa e
não substitui uma consulta profissional. Converse com seu advogado e veja
detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário