DIREITO DAS FAMÍLIAS: Adoção de netos por avós, conheça as divergências

  A divergência em duas decisões do Superior Tribunal de Justiça - STJ sobre adoção de netos pelos avós gerou discussões entre os oper...

domingo, 2 de julho de 2017

LEGISLAÇÃO: Certidão de óbito emitida em hospitais publicos e particulares.





Desde 2015 os hospitais de alguns estados da federação emitem certidão de óbito através de postos cartoriais instalados dentro dos hospitais públicos e privados, conforme sugerido pela Corregedoria  Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça, que publicou a Recomendação 18/2015



Antes do advento dessa recomendação, os familiares dos falecidos tinham enorme desgaste físico e emocional para conseguirem o registro de óbito, necessário para o sepultamento, levando até um dia para obter a certidão. 



Com a existência do posto cartorial nos hospitais, a certidão é emitida em poucas horas, diminuindo o risco de erros, uma vez que o funcionário do cartório, percebendo necessidade de retificação, poderá corrigir a certidão imediatamente.



Todos os hospitais de médio porte dos estados citados têm essa estrutura, exceto as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e os hospitais psiquiátricos, por falta de demanda.
O Rio de Janeiro é o estado onde há a maior taxa de adesão da rede hospitalar. Esse serviço foi criado para diminuir o desgastes das famílias dos falecidos, agilizando também o procedimento em caso de catástrofes.
Os estados que já adotam tal prática são: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Acre, Pará, Bahia, Ceará, Roraima, Minas Gerais e Santa Catarina.

Por Alessandra Simães  Advogada ,inscrita na OAB/RJ nº 97.516.


Nenhum comentário:

Postar um comentário