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terça-feira, 12 de setembro de 2017

MEDIAÇÃO: Conheça o serviço on line para resolução de conflitos de consumo




O site Consumidor.gov.br é um serviço público que tem como objetivo a solução alternativa de conflitos de consumo, por meio da internet, permitindo o contato direto entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. A plataforma é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor - Senacon - do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade.

Antes de indicarmos a ferramenta nessa coluna, testamos pessoalmente e obtivemos solução em todos os conflitos reclamados.  Pode ter sido sorte, mas preferimos acreditar que as empresas estão tentando mudar seu comportamento. Com o sucesso nas demandas, passamos a indicar para familiares, amigos e clientes.  

A ideia é usar o canal para resolver o conflito sem burocracia e em um prazo médio de 7 dias.  No entanto, se não for possível a solução da demanda, o consumidor já terá prova indiscutível de que tentou resolver a questão de forma administrativa e ainda poderá usar a documentação em possível reclamação no PROCON ou em medida judicial. 

Segundo informação do site, "por se tratar de um serviço provido e mantido pelo Estado, com ênfase na interatividade entre consumidores e fornecedores para redução de conflitos de consumo, a participação de empresas no Consumidor.gov.br, só é permitida àqueles que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. O consumidor, por sua vez, deve se identificar adequadamente e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação relatada".

Sabemos que em tempos de tensão social, fica bem complicado acreditar em formas alternativas de resolução de conflito, ainda mais um serviço on line, mas o que se perde em tentar resolver a questão através dessa ferramenta?  NADA!  

Acreditamos firmemente que a promoção da conscientização e sensibilização sobre os métodos alternativos de conflitos, sejam eles on line ou físicos, poderá facilitar a vida de muitos consumidores.

Se você tem interesse em conhecer mais ou acessar o serviço, clique AQUI
 
Cristina Cruz é advogada e mediadora de conflitos.

Caso tenha alguma dúvida com relação ao assunto abordado, fique à vontade para enviar um e-mail para o canal: juridicascanal@gmail.com

LEMBRE-SE: Este post tem finalidade informativa e não substitui uma consulta profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.

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