DIREITO DAS FAMÍLIAS: Adoção de netos por avós, conheça as divergências

  A divergência em duas decisões do Superior Tribunal de Justiça - STJ sobre adoção de netos pelos avós gerou discussões entre os oper...

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

ARTIGO: Novos hábitos





Depois de discutirmos uma série de questões acerca das mudanças de hábitos e o desenvolvimento humano, seguem algumas sugestões de novos hábitos a serem implementados, visando o alcance de novos resultados na vida das pessoas.
No âmbito financeiro, um hábito simples, que pode ser adotado por todos, é a organização das finanças através de uma planilha onde deverão ser discriminadas todas as despesas diárias, a fim de contabilizar o gasto mensal.

Uma vez que as despesas diárias sejam verificadas, é possível realizar um levantamento mensal e, consequentemente, a verificação de quais as despesas que são ou não necessárias, pois, com uma visão mais direcionada, será possível se tornar mais consciente quanto ao consumo, passando a comprar apenas o que de fato for necessário ou relevante.

O problema crônico do mundo moderno, como dito anteriormente, é o excesso de informação que chega a todo o momento para as pessoas e, com ele, o consumismo aflora. Sejam adultos ou crianças, todos sentem a vontade do “ter” e, com isso, o desequilíbrio financeiro é mais acentuado.

Ter o controle de todas as despesas, e o saldo final mensal e/ou diário, possibilita direcionar despesas até mesmo para um eventual supérfluo e, assim, não perder as contas ao fim do mês.

A construção de relações profissionais significantes, a leitura diária, a persistência através da aprendizagem das falhas, a transformação da utilidade do celular como uma sala de aula, são hábitos que podem se tornar rotinas e, consequentemente, possibilitar o desenvolvimento profissional, assim como verificar como está se saindo em relação a sua cooperação e trabalho de equipe.

Muitas vezes, não damos muita atenção à forma como agimos e, de maneira diversa, poderíamos evitar inúmeras discussões e problemas atrelados ao nosso dia-a-dia, encarando o real sentido de cada conversa, uma vez que a intenção seria a de “ouvir”, entendendo o que está sendo dito, e não somente escutar e responder.

Tendo em vista a necessidade de mudança desse hábito, seria possível dizer que precisamos exercitar diariamente o ato de entender o outro para depois sermos entendidos, começar a escutar com empatia e, assim, passaríamos a ter, sem dúvida alguma, resultados extraordinários a cada nova conversa.

No âmbito pessoal, também verificamos como hábito interessante a ser adotado é a dissolução de relacionamentos com pessoas que nada agregam à vida dos indivíduos. Talvez, este seja o passo mais difícil da mudança, uma vez que as relações afetivas envolvem não apenas o racional, mas o aspecto sentimental que, na maioria das vezes, é fator preponderante para que o indivíduo evite a mudança.

Para passar por esse momento confuso de um relacionamento que não nos faz bem, é importante podermos contar com pessoas em quem confiamos. Peça ajuda a seus amigos e familiares, explique a situação e conte com o apoio deles para resistir. A visão de pessoas externas ao relacionamento, mas que conhecem a história pode ser relevante para a sua decisão e até lhe mostrar ângulos que você não tinha percebido.

Outro aspecto importante é o pessimismo.

Pare de reclamar e veja sempre as coisas pelo lado positivo, associe-se com pessoas positivas, animadas, que lhe querem bem; pratique um esporte que auxilia o corpo na produção de endorfina que lhe proporcionará sensação de bem-estar e redução do stress.
 É importante ressaltar que não se trata de ignorar a realidade dos fatos, nem tampouco afirmar que tudo irá acabar por dar certo ou correr bem, ou que, afinal, aquilo que aconteceu não é assim tão terrível (quando na realidade é). Não se trata de transformar algo ruim em muito bom, não se trata de encarar tudo com um sorriso nos lábios, ou simplesmente dizer que melhores dias virão (ainda que isto possa acontecer). 
A positividade é esforçar-se e reagir frente às situações, sempre procurando ver possibilidades e outros caminhos no momento do enfrentamento do problema. As pessoas pessimistas tendem a sentar pelos cantos e amargar a derrota; os otimistas põem a cabeça no lugar e buscam alternativas para o enfrentamento do problema.

Não deve ser deixada de lado a mudança de hábitos inerentes à saúde do individuo. Na correria do dia-a-dia, as pessoas se esquecem de colocar em prática ações simples como manter-se hidratado, exercitar-se regularmente, evitar se estressar por qualquer razão e, até mesmo, ter uma boa noite de sono.

Este também é um ponto importante.

Os exercícios físicos são a principal fonte de energia do corpo humano, uma vez que os sedentários tendem a se sentirem mais prostrados e desanimados, enquanto aqueles que praticam exercícios regularmente são mais dispostos, animados e criativos.

A literatura sugere que pessoas criativas, algumas vezes, usam os exercícios para superar bloqueios mentais ou falta de inspiração – afirmou um psicólogo em entrevista ao jornal britânico “The Telegraph”. – De fato, autores como Henry James e Thomas Mann costumavam caminhar antes de começar a escrever.

Por fim, mas não menos, importante é o aspecto religioso ou espiritual. Ainda que você não tenha uma religião ou não acredite em nada, apegue-se a algo para seguir em frente e mudar. Atletas de tênis (alguns deles ateus), por exemplo, fazem questão de cumprir certo ritual nas quadras para o êxito na partida.

Procure se apegar a algo para que seu inconsciente busque forças imateriais e incorpóreas que, embora não sendo tangíveis, do ponto de vista psicológico, podem lhe auxiliar.

Por Soraya Salomão - Coach.

Este artigo é de responsabilidade exclusiva da autora

Nenhum comentário:

Postar um comentário