DIREITO DAS FAMÍLIAS: Adoção de netos por avós, conheça as divergências

  A divergência em duas decisões do Superior Tribunal de Justiça - STJ sobre adoção de netos pelos avós gerou discussões entre os oper...

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

ARTIGO: "Procrastinação - Um grande obstáculo na mudança de hábitos".



Um dos grandes obstáculos enfrentados pelas pessoas que buscam a mudança de hábitos é a procrastinação.

A procrastinação nada mais é do que o adiamento injustificado de uma ação proativa. O individuo reconhece o que deve ser feito, mas, ainda que seja possível agir e fazer o que é necessário, nada faz.

É importante distinguir a procrastinação do adiamento em razão de força maior. Enquanto este é verdadeiramente um fato que impede o início da mudança ou criam empecilhos reais (ex. doença), aquele é uma “desculpa”, muitas vezes, fantasiosa, para adiar os projetos.

As pessoas sempre procuram adiar as mudanças sob diversos argumentos e, dentre eles, o mais comum é a falta de tempo, mas, o que esquecem é que a falta de disponibilidade é tão somente uma análise de prioridades e a classificação de cada uma dentre os seus interesses diários.

Dizendo de outra forma: na verdade, você tem tempo para fazer o que deseja e mudar a hora que bem quiser, entretanto, a ordem de prioridade que você impõe àquela mudança ou tarefa é que precisa ser alterada.

Procrastinar é uma escolha que pode se tornar um hábito caso seja repetida constantemente. É preciso decidir ser sua melhor versão a cada dia. Passar por cima de toda e qualquer desculpa, sair da “zona de conforto” e enfrentar a realidade. Fazer o que de fato é importante.

É preciso mudar a forma como se enxerga o mundo sobre os obstáculos apresentados, encarar as responsabilidades sobre sua própria vida e criar o hábito de se posicionar frente a qualquer estímulo.

Outro obstáculo enfrentado é a falta de foco. Atualmente, qualquer coisa é capaz de nos distrair, pois o mundo moderno trouxe ao ser humano um excesso de informações disponíveis que, inúmeras vezes, nos levam à perda de concentração nos momentos que são verdadeiramente importantes, sem falar no problema enfrentado devido à priorização das tarefas. Hoje quase todas as pessoas trabalham para resolver urgências, por falta de identificação, priorização e organização do que de fato deve e precisa ser feito, levando, pois, o individuo ao estresse constante.



Por Soraya Salomão - Coach
Este artigo é de responsabilidade exclusiva da autora









Nenhum comentário:

Postar um comentário