DIREITO DAS FAMÍLIAS: Adoção de netos por avós, conheça as divergências

  A divergência em duas decisões do Superior Tribunal de Justiça - STJ sobre adoção de netos pelos avós gerou discussões entre os oper...

terça-feira, 1 de agosto de 2017

MEDIAÇÃO: Conflito ou solução, qual o seu foco?


Convidamos você para tomar um café e conversar sobre mediação! Em nossa coluna quinzenal sobre a construção de consenso vamos tratar de diversos temas relacionados a esse método adequado de solução de conflitos, suas formas, aplicações, ferramentas, estudos de casos, etc.

Esperamos você para debater, compartilhar ideias, fatos e ajudar a tornar nosso encontro cada dia mais agradável!


Sente-se, acomode-se, pegue sua xícara e fique à vontade! A casa é nossa!!
Conflito ou solução, qual o seu foco?
Muitas vezes temos um problema e não encontramos uma forma de solucioná-lo, não porque não pensemos nele em todos os momentos, mas porque estamos tão envolvidos psicológica e emocionalmente que não distinguimos todas as partes que o compõem.

Ao pensarmos sobre o assunto vemos o “problema” como algo homogêneo, onde tudo se confunde, pessoas, fatos, objetos, falas e ações passam a ser indissociáveis. Ao avaliarmos tudo como uma massa única, não é possível dar a cada parte o peso que lhe compete e assim  aferirmos e o que realmente tem significado para os nossos sentimentos positivos ou negativos e nos guiarmos para o caminho da solução com base nesses indicativos.

Na mediação as possibilidades de dissociação e mensuração são reais.  Com o auxílio das ferramentas e do facilitador, os envolvidos têm o potencial de dissolver essa massa a e confrontar os seus reais interesses e necessidades. Ao atingirmos esse patamar, alcançamos o foco solucionador e abandonamos o foco conflitivo!
Todos nós buscamos a transformação de uma situação conflituosa em algo que não nos traga sentimentos incômodos, como, por exemplo, aflição e incerteza.  Buscar a solução determinada por alguém de fora conjunto, como um juiz, é a nossa primeira alternativa para nos “afastarmos” desses sentimentos, mas, na verdade, quanto mais nos distanciamos da solução construída por nós, mais perto estamos deles, pela possibilidade de vermos  imposto um desfecho que nos desagrade. Tudo isso em razão da delegação de um poder que nos é inerente.

Quando tomamos consciência desse poder, vemos que o consenso não é perda, é ganho para todos. E fato é que ganhar em conjunto é bem mais benéfico que perder sozinho.

E você? Onde está o seu foco no momento?
___________________________________________________________________________________

Célia Regina Dantas é Mediadora de Conflitos e Advogada especializada em Gestão Jurídica, atuante em Direito Contratual.











Nenhum comentário:

Postar um comentário